segunda-feira, março 24, 2014

Leituras: Benjamin e a rádio


No início dos anos 30 do século passado, Walter Benjamin teve uma interessante passagem pela rádio. Foi produtor e autor de vários programas, incluindo para crianças e jovens. Alguns dos escritos desses programas estão reunidos no livro "Walter Benjamin - ecrits radiophoniques" organizado por Philippe Baudouin. O livro está organizado em três partes. Cada uma delas dá-nos a conhecer a versatilidade de Benjamin. Em "Pour Enfants e Adolescents", encontramos transcrições de programas, muitos deles, realizados com base em histórias infantis; em "Pièces et Modèles Radiophoniques", Benjamin dá-nos a conhecer um conjunto de modelos radiofónicos por si explorados, incluindo uma descoberta dos extra-terrestres, cinco anos antes do famoso programa de Orson Wells. Por fim, a terceira parte "Théorie Fragmentaire de la radio: notes, lettres et articles" é, talvez, a compoenente mais interessante do livro para quem pretende estudar a rádio. Aqui, Benjamin reúne um conjunto de pequenos textos sobre a rádio e o seu futuro. E também ele, tal como Brecht, sublinha a importância de uma rádio para quem a ouve. 


Outras leituras:
- Revista Recherches en Communication, nº 37 (2012) - Radio et Narration de Lénchantement au Réenchantement. Organização de Frédéric Antoine. Reúne textos sobre a narrativa radiofónica, o documentário radiofónico e a rádio e Internet.
- Revista Communication & Langages, nº 165 (2010) - Journalists et Citoyens: qui parle? Organizado por Valérie Croissant e Annelise Touboul. Como o próprio nome indica, reúne artigos sobre a participação dos cidadãos nos conteúdos noticiosos na rádio, mas não só. Também na fotografia e na imprensa

Sem comentários: